7 motivos para vender máquinas e equipamentos em leilão

Muitas empresas possuem bens inativos que poderiam ser convertidos em resultados financeiros, mas elas não sabem a melhor forma de vendê-los.

Se o seu negócio dispõe de máquinas e equipamentos inativos, por exemplo, uma ótima opção é vendê-los através de leilões.

Neste artigo, separamos 7 motivos para optar pelos leilões quando considerar vender seus bens e maximizar seus resultados financeiros.


Boa leitura!

7 motivos para vender máquinas e equipamentos em leilão

Qualquer pessoa maior de idade pode vender seus bens em um leilão, não apenas bancos e entidades. Então, não existem motivos para manter bens inservíveis em sua empresa, pois eles possuem um alto potencial para gerar resultados financeiros.

O leilão apresenta-se como a melhor escolha de negócio para você. Saiba o por quê!

1 – Agilidade

Se você contar com um escritório de leilão que já tem a expertise do mercado, pode vender seus bens de forma rápida e receber o dinheiro em até 5 dias após a confirmação da compra.

2 – Segurança

Independente de você estar vendendo máquinas e equipamentos ou um imóvel, o leilão é um canal extremamente seguro para realizar a transação. Os escritórios de leilão que realizam edições on-line e presenciais, normalmente são empresas sérias que seguem rigidamente todas as normas.

Entretanto, pesquise bem para verificar se a sua escolha final está de acordo com as leis. A Milan Leilões, por exemplo, conta com profissionais qualificados e sistemas seguros, que garantem o pagamento ao comitente e o sigilo de dados.

3 – Logística e armazenagem

Um escritório bem estruturado de leilões conta com uma área de guarda e armazenagem dos bens que estão sendo leiloados. Além disso, também possui uma assistência logística, caso os equipamentos e maquinários precisem ser desmontados e removidos para a área de armazenagem dos leilões.

4 – Alto alcance de público

O leilão é uma modalidade que possui um alto alcance de público, sendo extremamente vantajoso para quem quer vender seus bens. Um bom escritório de leilões poderá trabalhar de forma eficiente a divulgação do leilão para o público certo.

Com o auxílio da internet e dos leilões virtuais, você pode ter certeza que a quantidade de interessados em adquirir seus bens será bem maior, facilitando a realização da venda.

5 – Previsão de venda

Um escritório com experiência também conta com um vasto cadastro de compradores específicos para cada ativo. O leilão também possibilita que você tenha uma previsão para que seus bens sejam vendidos. O escritório de leilões responsável irá informar a data em que o leilão será realizado e, caso a venda não ocorra, existe a possibilidade de uma nova data ser marcada. Assim, você não precisa se preocupar em não vender seus bens inservíveis.

6 – Precificação do bem

Um escritório com vasta experiência em vendas de equipamentos e maquinários pode utilizar- se do valor de vendas passadas em seu banco de dados, para uma melhor precificação do ativo que está sendo leiloado.

7 – Resultados financeiros

Você pode maximizar seus resultados financeiros com a venda de máquinas e equipamentos em um leilão. De acordo com os lances dos compradores, o valor inicial pode aumentar significativamente. Isso porque o comprador, por querer garantir a compra do bem, vai aumentando os lances até arrematar. Em muitos casos, você pode faturar mais do que o valor que havia pedido inicialmente! 

Quais são as modalidades do leilão?

Existem 3 modalidades de leilão para você vender seus bens:

Leilão presencial

Essa é a modalidade mais conhecida de leilão e costuma ser realizada em auditórios. Nesse caso, os participantes comparecem no local, no dia e no horário agendados para oferecer os seus lances. 

Leilão on-line

Esse tipo de leilão democratizou o acesso das pessoas, que podem participar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet. 

Geralmente, o interessado precisa fazer um cadastro no site do leiloeiro, fornecendo os seus dados pessoais e, assim, tendo acesso à plataforma. Assim como o presencial, o leilão on-line tem um dia e um horário específico para acontecer. 

Leilão simultâneo

Esse tipo de leilão é realizado de forma presencial e on-line, ou seja, os seus participantes são tanto presenciais, quanto virtuais. Nesse caso, os lances são atualizados em tempo real, o que ajuda a dar dinamismo à disputa. 

Conclusão

Mostramos para você 7 motivos pelos quais vale a pena vender suas máquinas e equipamentos em um leilão, sendo eles a agilidade, a segurança, o alto alcance de público, a previsão de venda e a lucratividade.

Caso você decida dar o primeiro passo, procure por um escritório de leilões que garanta transparência na venda, organize, direcione e divulgue os seus bens para o seu público-alvo específico, aumentando as chances de maximizar o resultado financeiro da sua empresa.