Leilão judicial, extrajudicial e outros: conheça os tipos de leilões e as vantagens de cada um

O mercado de leilões reúne uma série de bens que podem ser comercializados em dois diferentes tipos de leilão: o judicial e o extrajudicial, que podem ocorrer em três diferentes modalidades: presencial, on-line e simultâneo. 

Para você saber mais sobre as diferenças e as especificidades dos tipos de leilão e das suas modalidades, continue a leitura!

Quais são os tipos de leilão?

Leilão judicial

Esse tipo de leilão executa a venda de bens que estão associados a algum processo judicial, que pode ser, por exemplo, civil, trabalhista, fiscal ou criminal.

Independentemente do caso, o bem em questão será leiloado para quitar dívidas provenientes do seu proprietário. 

Sendo assim, ele é penhorado para que ocorra a designação da hasta pública, ou seja, para que realizasse a venda dos bens para pagar o credor e as custas do processo.

Leilão extrajudicial

Já o leilão extrajudicial não envolve bens que estejam associados a processos judiciais. Por isso, esse tipo de leilão costuma ser muito utilizado por empresas e instituições que pretendem desmobilizar os seus ativos e recuperar capital. 

Uma vantagem do leilão extrajudicial é que o bem em questão costuma ser liberado mais rapidamente, visto que o comitente tem a necessidade de se desfazer dele e receber o pagamento. 

O leilão extrajudicial permite a desmobilização de uma série de itens, como: imóveis, veículos, maquinários, equipamentos industriais etc. 

Quais são as modalidades do leilão?

Leilão presencial

Essa é a modalidade mais conhecida de leilão e costuma ser realizada em auditórios. Nesse caso, os participantes comparecem no local, no dia e no horário agendados para oferecer os seus lances. 

Leilão on-line

Esse tipo de leilão democratizou o acesso das pessoas, que podem participar de qualquer lugar do mundo, desde que tenham acesso à internet. 

Geralmente, o interessado precisa fazer um cadastro no site do leiloeiro, fornecendo os seus dados pessoais e, assim, tendo acesso à plataforma. Assim como o presencial, o leilão on-line tem um dia e um horário específico para acontecer. 

Leilão simultâneo

Esse tipo de leilão é realizado de forma presencial e on-line, ou seja, os seus participantes são tanto presenciais, quanto virtuais. Nesse caso, os lances são atualizados em tempo real, o que ajuda a dar dinamismo à disputa. 

Conclusão

Independentemente do tipo de leilão, ele sempre será vantajoso para ambas as partes, porque essa é uma forma segura e rápida de vender/adquirir um bem. No caso do leilão extrajudicial, a parte vendedora também é beneficiada, visto que o item em leilão é vendido rapidamente e a empresa ou instituição consegue obter um bom retorno financeiro. 

Caso você deseje vender ou comprar bens por meio de um leilão, procure por um escritório de leilões que garanta transparência na venda, organize, direcione e divulgue os seus bens para o seu público-alvo específico, aumentando as chances de maximizar o resultado financeiro da sua empresa.