O que fazer com os bens improdutivos na sua empresa?

Existem empresas que possuem uma série de bens, mas, por algum motivo, não estão sendo ou não serão mais utilizados no futuro. Esses bens acabam se tornando improdutivos, mas poderiam gerar lucros para a sua empresa. Isso é o que chamamos de desmobilização de ativos

Quer saber mais sobre o que fazer com os bens improdutivos na sua empresa, de forma que eles ofereçam benefícios para o seu negócio? Leia o artigo a seguir!

O que é a desmobilização de ativos?

É a venda de determinados ativos, como imóveis, equipamentos e maquinários para outra pessoa ou empresa. Para a organização que está vendendo, essa é uma forma de capitalizar recursos e de reajustar o seu contexto e o seu ambiente. 

Geralmente, quem decide por desmobilizar um ativo é o dono ou o administrador de um negócio. Lembrando que esse bem ou direito pode ser novo ou antigo, mas a decisão de venda se dará quando ele não representa mais uma uma utilidade para a empresa.

A desmobilização de ativos é uma prática bem comum e pode ocorrer em diversos casos. Em 2020, por exemplo, por conta da pandemia do novo Coronavírus, muitas organizações precisaram reajustar o seu modelo de negócio para o home office.

Essa circunstância acabou por inutilizar uma série de ativos que estavam presentes em espaços físicos. O que torna a desmobilização de ativos uma alternativa eficaz para trazer um retorno financeiro à empresa.

Além disso, empresas de diferentes ramos de atividade, que apresentaram drásticas reduções nas vendas, tiveram que readequar seus ativos a esta nova realidade. A desmobilização em todas as classes de ativos seria necessária, como a desativação de fábricas e linhas de produção a terrenos, veículos e qualquer outro ativo que não encontrava mais utilidade.

Conclusão

Na hipótese de você possuir bens improdutivos na sua empresa e deseja obter um retorno financeiro em cima deles, a melhor alternativa é contar com um parceiro especializado nesse tipo de transação, capaz de ajudá-lo a realizar a desmobilização com sucesso.

A melhor escolha de parceria para esse tipo de serviço é um escritório de leilões, que será responsável pela organização e realização do leilão dos seus bens, garantindo lisura e transparência na venda.

Sendo assim, os seus ativos serão corretamente classificados, organizados e divulgados para o público-alvo específico, a fim de maximizar o valor de venda e ajudar a sua empresa a gerar resultados financeiros em um curto prazo.